segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Águeda - A Restauração da Independência em Portugal

A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por D. Filipe II, rei de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino

Até 2012, o dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro foi feriado nacional. No entanto, a partir de 2013 e como parte de um pacote de medidas que visam aumentar a produtividade, o governo português decidiu eliminar o feriado de 1 de dezembro.

0 comentários:

Enviar um comentário